Como tirar o ex-marido do Bolsa Família? Atualização cadastral 2021

Para excluir alguém do Bolsa Família é preciso excluir essa pessoa do Cadastro Único. Assim para excluir o ex-marido do programa é necessário excluí-lo do Cadastro Único

O Cadastro Único é um programa social que conta com informações de diversas famílias brasileiras, tendo como principal objetivo a coleta de dados e informações. 

A exclusão de uma pessoa do programa pode ser realizada de maneira simples, mas não há possibilidade de ser feita pela internet e deve seguir algumas regras. Veja abaixo! 

  • Exclusão de pessoas falecidas apenas por meio de  certidão de óbito ou parecer da gestão municipal;
  • Exclusão de pessoas desligadas da família cadastrada, mas não pode haver transferência imediata para outra família;
  • Exclusão pela solicitação dos membros da família em acordo e com comprovação;   
  • Exclusão por decisão jurídica. 

Em todos esses casos é necessário um documento de comprovação. 

Excluir ex-marido do Bolsa Família

Dessa forma, é possível retirar o ex-marido do cadastro e do Bolsa Família, basta ir até a central do Cadastro Único da sua cidade e requerer a exclusão dele. 

Mas, para isso é necessário provas, para certificar que aquele indivíduo não estará morando na mesma casa da família, que pode ser um documento ou uma certidão de separação. 

como tirar o ex marido do bolsa familia

Sendo que para esse processo ser realizado é necessário que a pessoa excluída não viva na mesma casa da família. Dessa forma, o ex-marido deve se mudar de residência.

É importante mencionar que não é permitido a exclusão de um membro do Bolsa Família que ainda permaneça na casa. Os motivos de ser maior de idade ou possuir um trabalho próprio para se sustentar não são levados em consideração no momento de exclusão. 

Além disso, qualquer alteração que seja feita no Cadastro único é necessário que seja verídica, pois esse programa comporta informações de diversas famílias e serve para auxiliar as que necessitam. 

Portanto omitir ou mentir informações para esse programa pode ser prejudicial para a própria família e o seu cadastro do Bolsa Família. 

Como a exclusão de uma pessoa do Cadastro Único interfere no Bolsa Família?

A principal consequência é aumento ou diminuição do auxílio financeiro que o programa oferece. 

Essa variação pode ocorrer por causa da forma como é calculado o benefício. Sendo que, o cálculo é feito dividindo a renda total familiar pela quantidade de membros dentro da casa. 

Dessa forma, ter um familiar a mais ou a menos pode influenciar no valor e ser recebido pelo Bolsa Família, assim como ter mais ou menos um salário na família também é fator que influencia na contagem para o auxílio financeiro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.