Calendário Prova de Vida 2021 – Online ou presencial? Entenda!

Prazos para prova iniciam em junho para quem não conseguiu realizar a prova de fé pela suspensão em março de 2020 - para contenção do Coronavírus. As novas datas valem também para quem perdeu os prazos. Confira o calendário e evite o bloqueio de seu benefício.

Em junho, o INSS retoma os bloqueios de aposentadorias e pensões de segurados com prova de vida pendente. A medida atinge aqueles que ainda não realizaram o procedimento por conta da suspensão da prova de , aplicada em março de 2020 , por conta do novo Coronavírus.

O primeiro grupo a ser atendido, terá todo o mês de junho para efetuar o procedimento. Este grupo é formado por quem não realizou a renovação em março e abril de 2020. O benefício será bloqueado ainda em maio para os beneficiários convocados para a prova de vida de forma digital e que não efetuaram a comprovação por nenhum meio.

Cerca de 160 mil pessoas convocadas e que deviam a prova desde fevereiro de 2020 – antes da suspensão pela pandemia, podem ter seus benefícios bloqueados. Quem foi convocado digitalmente e perdeu o prazos ainda pode realizar o desbloqueio dos pagamentos através do reconhecimento facial através do aplicativo meu.gov.br.

calendario prova de vida inss
Calendário Prova de Vida 2021 - Online ou presencial? Entenda! 2

Outros 340 mil segurados inclusos no projeto de teste de recadastramento digital, já finalizaram a comprovação e não correm mais risco de perderem o benefício. Para os demais segurados, é necessário levar em consideração o calendário de retomada de bloqueios aplicado nos próximos dias. Apesar dos prazos, não é necessário aguardar o seu mês de convocação, basta realizar a prova em qualquer momento pré-vencimento.

Como a nova tecnologia funciona?

Para a realização da biometria facial, o INSS afirma que usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (tribunal Superior Eleitoral). Assim, foram selecionados para uso dessa nova função, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor. O aplicativo também precisa de uma conexão com a internet e o uso de um aparelho smartphone. Caso o segurado não tenha esses requisitos, a prova de vida deve e seguirá sendo feita nas agências bancárias.

Apesar disso, o INSS salienta, ainda, que o beneficiário que participar do teste e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado. Ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para efetuar o procedimento.

Calendário Para a Prova de Vida

Com a volta da obrigatoriedade, o segurado deve estar atendo aos prazos abaixo e dessa forma assegurar seus recebimentos com tranquilidade. Confira:

Mês de vencimento da prova de vida Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020junho de 2021
maio e junho de 2020julho de 2021
julho e agosto de 2020Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021Novembro de 2021
março e abril de 2021Dezembro de 2021
Novas datas para o procedimento de prova de vida – É preciso atenção para que o benefício não seja suspenso

Prova feita em casa, celular ou bancos

O INSS permite que alguns beneficiários recebam a visita domiciliar para a prova de vida, através de um funcionário. Este direito é garantido aos maiores de 80 anos e pessoas a partir de 60 que possuam restrições na locomoção. Neste caso é necessário comprovar a condição de saúde através de laudo médico e o atendimento deve ser agendado pelo Meu INSS ou através do telefone 135.

A prova de vida pode ser realizada nos guichês de atendimento da agência onde a conta foi aberta. Basta apresentar um documento oficial com foto, utilizar o cartão magnético e recadastrar a senha. Em alguns casos, é possível efetuar este procedimento diretamente no aplicativo para celular ou nos caixas eletrônicos. A prova presencial é válida mesmo para quem teve o procedimento para celular autorizado.

Meu INSS e Meu gov.br, estão disponíveis dentro das lojas virtuais de aplicativos. São elas:

  • Play Store, para celulares com sistema Android.
  • App Store, para dispositivos iOS.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.