Resultado perícia INSS Auxílio Doença – Como consultar em 2021

Agora é possível acessar a situação do Auxílio Doença, sem a necessidade da visita presencial a uma das agências do INSS.

O Auxílio Doença é um direito em caso de incapacidade parcial e temporária. A possibilidade do perito médico ser um especialista na lesão ou doença do afastado é baixa. E dessa forma o pedido pode ser indeferido, ou seja, negado. Mas é possível recorrer e voltar a receber o benefício.

A seguir listamos como resolver essa e outras situações sem visitar uma agência do INSS presencialmente.

Aplicativo meu INSS

O aplicativo INSS agiliza os processos dos benefícios, que antes eram realizados somente nas agências do instituto.

Até o presente momento são oferecidos 15 serviços, entre eles é possível realizar requerimentos, agendamentos, simular aposentadorias, obter extratos, entre outros serviços. O aplicativo Meu INSS está disponível para download dentro das lojas de aplicativo, como a Play Store para dispositivos Android, por exemplo.

meu inss

Consultando resultado da perícia

Agora é possível consultar o resultado do pedido do Auxílio Doença de forma online.

Dentro do site do INSS é possível clicar na opção “entrar”. Caso o usuário não tenha cadastro, é necessário criar uma conta no Meu INSS. De forma simples e rápida. Nessa hipótese basta clicar em “cadastrar senha”.

Após esse passo, digite seu CPF e depois sua senha. Após isso, role a página até chegar na opção “serviços em destaque”. Em seguida clique em “Resultado de Benefício por incapacidade”. Dessa forma aparecerá sua solicitação, o número do requerimento, o tipo de benefício solicitado e a situação dele.

auxilio doenca resultado

Clique em cima da situação do benefício para acessar a decisão do seu requerimento. Após o clique será baixado automaticamente um arquivo PDF com o nome de “resultado-de-perícia.pdf”, ou nome similar. Basta abrir o arquivo clicando duas vezes em cima dele e consultar o resultado da perícia.

Como recorrer do auxílio doença negado?

Existem 3 opções em caso do indeferimento do benefício:

  • aceitar a decisão
  • entrar com um recurso administrativo
  • entrar com uma ação judicial

Aceitar a decisão não é uma boa ideia, pois quem está afastado há mais de 15 dias do seu trabalho já não recebe nenhum salário. É necessário lutar pelos direitos, após adquirir uma doença ou lesão.

Entrar com um recurso administrativo é menos burocrático e rápido do que entrar com uma ação judicial, mas o resultado pode não ser eficiente, pois a perícia é feita com um médico não especialista. O requerimento pode ser feito pela internet e o prazo é de até 30 dias após o conhecimento do auxílio negado.

Caso o recurso não funcione, é possível entrar com uma ação judicial. Não é preciso esperar a negativa do INSS para entrar na justiça, pulando a etapa do recurso administrativo.  Processos costumam ser demorados e burocráticos, mas as chances de receber aumentam, pois a perícia é realizada por um médico especialista.

Desse modo, o real estado de saúde do beneficiário é realmente avaliado, onde o juiz pode analisar e decidir a favor do requerente, caso esteja incapacitado para o trabalho.

Mesmo com a demora para o julgamento, o recebimento dos valores inclui os valores retroativos, desde o dia em que solicitou o benefício administrativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.