Prazo para transferências do Auxílio Emergencial através do PIX

Informação confirmada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Central: O Pix do Auxílio Emergencial será liberado no dia 30 para todos!

A modalidade PIX será liberada para o público geral do Caixa em breve. Informação confirmada pelo Banco Central e pela Caixa Econômica Federal, a espera para o uso do sistema gratuito de transferência entre contas, acaba dia 30 de abril.

Segundo a confirmação da Caixa Econômica:

“A Caixa informa que de acordo com a portaria nº 627 do dia 15 de abril, que a partir de 30 de abril os beneficiários que tenham recebido o crédito do auxílio emergencial 2021 em Poupança Social Digital, poderão utilizar o recurso somente na forma virtual para: pagamentos de contas de boletos realização de compras por meio do cartão de débito virtual ou QR Code e realização de transações por meio do PIX exceto para contas de mesma titularidade do benefício. Os saques em espécie seguiram calendário vigente disponível no site auxílio.caixa.gov.br”

Habilitar PIX no Caixa Tem

Após a liberação no sistema em 30 de abril, todos os valores poderão ser movimentados através do PIX. Já as transferências automáticas estão desabilitadas esse ano – onde o dinheiro era transferido diretamente para uma conta pessoal cadastrada pelo usuário e mantido em uma poupança dentro desta conta.

A única restrição é que o usuário não pode fazer o PIX para ele mesmo, utilizando contas da mesma titularidade. Mas é possível transferir filhos, conjugue ou para alguém de confiança e dessa conta, enviar para alguma conta do titular do benefício. Não há cobranças de taxas ou custos. Dessa forma, a população consegue sacar o benefício antes do distante calendário de saque oferecido pela Caixa.

PIX do auxílio emergencial

Para os usuários do programa Bolsa Família, a movimentação segue, como sempre, através do cartão. A opção do PIX também será habilitada para esse público – que já possui acesso aos valores imediatamente após o dinheiro cair em conta. Apesar da liberação, os beneficiários do Bolsa Família não são obrigados a fazer uso do aplicativo Caixa Tem, por já possuírem a opção do cartão.

Já os usuários que não são do Bolsa Família, precisam utilizar o Caixa Tem para realizar qualquer movimentação, sendo PIX ou não. Com esse saque antecipado, acaba a necessidade de utilizar outras ferramentas financeiras que cobram taxas. Mas é preciso estar atento e não aceitar serviços de transferência oferecidos e cobrados, especialmente por estranhos. Podem ser golpes e o usuário perder os valores de seu benefício. O serviço de transferência não deve ser cobrado, por isso é importante buscar somente pessoas idôneas e próximas. De preferência na mesma casa.

Com a modalidade, também será possível efetuar pagamento de contas, como aluguel. Basta solicitar a chave PIX ao proprietário do imóvel e colocar as contas em dia. Com essa liberação da Caixa, a longa espera com o dinheiro em conta e bloqueado para saque, finalmente terá um fim e o melhor, com o recebimento do valor integral. As ferramentas antes utilizadas pelos usuários em tutorias na internet, cobravam cerca de R$10 de taxa, ou uma espera de até três dias. Já a tecnologia PIX é sem custo para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.