OFICIAL: Caixa confirma liberação de PIX antes do calendário do auxílio emergencial

Caixa confirma a modalidade PIX a partir do dia 30 de abril, com algumas restrições.

A Caixa disponibilizou uma alteração que irá beneficiar e muito os beneficiários do Auxílio Emergencial que não estão no cadastro do Bolsa Família. Antes este grupo precisava aguardar as datas de saque, ou utilizar plataformas com taxas para acessar os valores do benefício.

Os beneficiários do Auxílio Emergencial, agora poderá utilizar a tecnologia PIX para transferência do benefício, muito antes das datas estabelecidas no calendário de saques.

“A Caixa informa que de acordo com a portaria n° 627 de 15/04/2021 a partir de 30 de abril os beneficiários que tenham recebido o crédito do auxilio emergencial 2021 em poupança social digital poderão usar o recurso somente na forma virtual para:  pagamento de contas, de boletos,  realização de compras por meio do cartão de débito virtual ou QR Code e realização de transações pior meio do PIX (exceto para contas de mesma titularidade do beneficio). Os saques em espécie seguem o calendário vigente disponível em auxilio.caixa.gov.br”

pix-caixa

Pix do auxílio emergencial no Caixa Tem

A partir do dia 30 de abril, será possível transferir valores do PIX para contas de  titularidade diferente do titular do benefício no aplicativo Caixa Tem. Mas é possível transferir o valor para uma pessoa de confiança. Por exemplo, familiares. Basta fazer a transferências para o o cônjuge, filhos e pessoas próximas e de confiança. Dessa forma é possível até mesmo sacar o benefício em espécie antes do calendário oficial.

Apesar dessa facilidade, é preciso ter cuidado com golpes. Certamente pessoas mal intencionadas, podem se oferecer para serem as destinatárias dos valores, sem nenhuma garantia de que o dinheiro chegará até o seu dono.  Esta movimentação antecipada é um alternativa às outras plataformas antes utilizadas e que cobram taxas.

Outra possibilidade está no pagamento de contas através do PIX. Contas como aluguéis, onde é possível solicitar a chave PIX ao recebedor, ou qualquer outra dívida onde se possa solicitar a chave.

Importante também lembrar: Durante a pandemia diversos golpes financeiros estão em circulação. Inclusive houve aumento do número de fraudes durante este período. É importante que o beneficiário recuse ofertas de estranhos, sejam elas gratuitas ou pagas, para transferências do benefício entre contas de titularidades diferentes.

Já o público do Bolsa Família também ganha o benefício da movimentação através do PIX. Essa modalidade é facultativa, pois este grupo segue com as movimentações através do cartão, através de onde sempre conseguiram efetuar movimentações imediatas.

Transferências PIX são gratuitas para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.