Décimo Terceiro Bolsa Família 2021: Será pago? Antecipado? Entenda!

O décimo terceiro Bolsa Família 2021 será pago? Entenda como ocorreu em 2019 e quais os projetos para 2021.

O povo brasileiro é bastante sofrido devido aos inúmeros problemas que a nossa sociedade possui. Desde a falta de empregos até a violência que é disseminada entre todas as classes sociais. Para combater pelo menos um dos males que é a fome, o nosso governo paga benefícios para os mais pobres, mas muitos estão em dúvida sobre o décimo terceiro Bolsa Família 2021.

O pagamento de tal benefício pode impactar diretamente na quantidade dinheiro que as pessoas beneficiadas terá. Afinal, como esses indivíduos são de baixa renda eles não possuem uma grande quantidade de dinheiro disponível todos os meses. Então, acabam ficando restritos a comprarem itens de menor valor, para equilibrar suas contas.

O décimo terceiro Bolsa Família 2021 teria um forte impacto na economia dos brasileiros beneficiados, por isso seu pagamento deveria ocorrer uma vez que as pessoas necessitam do mesmo. Aliás, assim foi em 2019, no primeiro ano de Jair Bolsonaro como presidente.

No entanto, não há muita certeza de que tal medida será tomada pelo governo. Pois, eles afirmam que a economia foi muito afetada pelo pagamento do auxílio emergencial e tal gasto poderia ultrapassar o teto de gastos da União. Esperamos que às eleições na Câmara e no Senado ajudem a mudar essa situação.

Afinal, o pagamento do décimo terceiro Bolsa Família 2021 foi uma das promessas na eleição do nosso presidente da república. Por isso, é fundamental que cumpra com ela, para que sua palavra não seja posta em xeque. Na sequência, entenda melhor como ocorre o pagamento do décimo terceiro Bolsa Família 2021 e nos outros anos.

décimo terceiro bolsa família 2021

Décimo Terceiro Bolsa Família 2021

No ano de 2019 as pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família puderam receber pela primeira vez o 13º salário, que foi no caso um décimo terceiro pagamento do benefício. No entanto, em 2020 devido a pandemia do covid-19 o pagamento foi cancelado. Também era chamado de abono natalino.

Em 2021 existe a esperança de que o governo retome com o pagamento, que faz a diferença na vida de tantos beneficiários. Segundo o ministro da Economia, o senhor Paulo Guedes, foi admitido que o governo não encaminhou a proposta de pagamento do 13º salário do Bolsa Família para a Câmara dos Deputados em 2020, o que deixou muitos beneficiados irritados.

O que ocorreu com o Décimo Terceiro Bolsa Família em 2020?

Como o abono natalino não foi encaminhado, não ocorreu nem análise, nem votação pelos deputados impedindo o pagamento do mesmo. O comunicado do ministro Paulo Guedes ocorreu depois do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, ter culpado o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pelo não pagamento do benefício. Assim o ministro da Economia acabou corrigindo o presidente da república.

Bolsonaro havia afirmado durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais que não havia ocorrido o pagamento do 13º salário do Bolsa Família devido ao presidente da Câmara de Deputados ter deixado a Medida Provisória caducar. E depois disso ainda incentivou que as pessoas cobrassem o presidente da Câmara Rodrigo Maia.

No entanto, em uma das muitas reviravoltas da política brasileira, o ministro da Paulo Guedes afirmou que a proposta não havia sido enviada à Câmara. Pois, segundo ele seria cometer crime de responsabilidade. Mesmo que seu desejo e de sua equipe fossem de pagar o abono natalino em 2020.

Contudo, devido a recomendação do especialista era melhor não realizar o mesmo, devido a perigosa situação econômica que o país está passando devido a pandemia de Covid-19.

Em sua defesa Rodrigo Maia, afirmou que o presidente da república não havia enviado a pauta para a Câmara dos Deputados, logo ele estava faltando com a verdade. Pois, preferiu jogar a culpa de algo que ele fez em outra pessoa. Esse foi só mais um dos muitos capítulos da novela que a nossa política virou.

Mas, em 2021 irá ocorrer o pagamento do Décimo Terceiro Bolsa Família 2021?

O pagamento do décimo terceiro Bolsa Família 2021 e nos demais anos, foi uma das propostas de campanha na eleição de Jair Messias Bolsonaro como presidente. Contudo, em 2020 o valor do abono natalino não foi pago devido a sua suspensão, derivada do pagamento das nove parcelas do auxílio emergencial. Que segundo o governo comprometeram a estabilidade do país.

Assim, segundo Guedes, se optasse por pagar o valor do décimo terceiro Bolsa Família em 2020 seria necessário cortar outros gastos ou aumentar a receita através dos tributos. Por isso ele optou por não realizar o pagamento.

No entanto, como haverá o fim do auxílio emergencial e em teoria a volta da economia funcionando é esperado que em 2021 o benefício volte a ser pago. Caso, tudo volte ao normal como é esperado para o nosso 2021. Pois, em teoria não haveria nenhum impedimento para que o décimo terceiro Bolsa Família 2021 seja pago.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.