BOLSA FAMÍLIA 2021: Cadastro online? Cras Fechado? Como fazer!

Existe um cadastro online Bolsa Família 2021? Entenda como está funcionando o programa, quais as intenções do Governo e o que fazer com o Cras fechado.

O Bolsa Família é um programa de auxílio de renda às pessoas que possuem uma pior condição financeira, e se encaixam com os requisitos. O Governo Federal criou o programa com uma espécie de contribuição para que os indivíduos consigam sair da zona da miséria e pobreza.

Tendo sido instituído no Governo Lula como medida provisória em 2003, foi convertido em lei em 2004. O que permitiu a unificação e ampliou a quantidade de pessoas que seriam beneficiadas pelo programa. Tendo seu valor variando em cada caso específico, ele já ajudou milhões de famílias a saírem da linha da miséria.

No entanto, com todo esse tempo de programa, já passou por muitas mudanças seja em seu modelo. Seja na própria sociedade, que hoje em dia possui muito mais acesso à internet do que na época em que o programa foi criado. O que faz com que novas formas de ter acesso tenham que ser criadas.

Em 2020 ocorreu a pandemia, e por isso muitas unidades do Cras foram fechadas por tempo indeterminado. Assim, muitas pessoas têm questionado se é possível realizar o cadastro do Bolsa Família de forma online. Para responder isso, decidimos escrever essa matéria esclarecendo a situação.

Cadastro online para o Bolsa Família

Atualmente não é possível realizar o cadastro do Bolsa Família de maneira online, essa proibição se deve ao governo acreditar ainda não possuir ferramentas que torne seguro tal procedimento. Seja para o próprio Governo Federal que possui medo de cair em fraudes onde pessoas que não possuem o direito ao benefício encontram meios de solicitá-lo.

Ou para os indivíduos, que poderão ter seus documentos falsificados e utilizados para o recebimento do benefício. O que poderia no futuro ocasionar problemas a eles, além de lesar os cofres públicos. Portanto, não caia em golpes, não é possível se cadastrar online.

Contudo, graças a criação do Auxílio Emergencial e do Caixa Tem, um método de realizar o cadastro de maneira online para o Bolsa Família não é algo descartado. Uma vez que auxiliaria o governo a economizar com a contratação de profissionais para realizar essa função.

O aplicativo Caixa Tem que foi criado em 2020, vem deixando uma excelente impressão para a Caixa Econômica Federal. A instituição já admitiu que com essa ferramenta poderá oferecer melhores serviços aos seus clientes.

O Cras da minha cidade está fechado. E agora?

Em muitas cidades infelizmente o Cras se mantém fechado devido a pandemia. Isso é um grande problema para as pessoas, pois a inscrição do Bolsa Família só pode ser realizada nessa instituição. No entanto, não há muito o que se fazer sobre essa situação a não ser esperar que reabram, visto a situação das pessoas.

Esse órgão é muito relevante para o programa Bolsa Família visto que é o único responsável por realizar a inscrição no programa. Ou seja, com ele não funcionando são muitas as pessoas que precisam do benefício e não conseguem fazer o pedido.

O governo alega que o auxílio emergencial liberado no ano passado conseguiu chegar até essas pessoas. Assim, melhorando um pouco a situação delas. Mas, agora não conseguem solicitar ou renovar o Bolsa Família.

Recebimento do Bolsa Família 2021 pelo Caixa Tem

Tanto o Governo Federal quanto a Caixa Econômica Federal acreditam que até março de 2021, todas as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, conseguirão movimentar os valores recebidos, pelo aplicativo Caixa Tem.

Essa medida deve ser muito benéfica aos indivíduos que não precisam mais se deslocar até as agências para receber os valores.

Acreditamos que essa mudança só apresentará pontos positivos visto que a facilidade de acesso ao valor aumentará. Além de que o recebimento poderá se manter da forma anterior para quem quiser.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.