Mais de 1,3 milhão de contas do auxílio emergencial foram bloqueadas por suspeita de fraude

A Caixa Econômica recebeu por meio do Ministério da Cidadania cerca de 1,3 milhão de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas) que devem ser analisados e bloqueados por suspeita de fraudes no auxílio emergencial de R$ 600.

Na terça-feira, o presidente do Caixa, Pedro Guimarães, confirmou que centenas de milhares de contas poupanças digitais haviam sido bloqueadas. Entretanto, disse hoje que quase metade das suspensões foram feitas por conta de inconsistências cadastrais.

O Ministério da Cidadania disse em nota que “não é possível ainda afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício. Qualquer indício de ilegalidade, em especial na ótica criminal, é imediatamente informado à Polícia Federal e os pagamentos são suspensos”.

51% das contas suspensas por suspeita de fraude

Pedro Guimarães confirmou que 51% das contas foram totalmente suspensas por suspeita de fraudes. Os outros 49% tiveram as contas bloqueadas por inconsistência na documentação.

Para o desbloqueio de conta, o beneficiário deve comparecer a uma agência da Caixa com documentos que comprovem a titularidade da conta poupança digital. “Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, disse Guimarães.

“Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro” 

Essa é a mensagem que aparece quando o beneficiário que teve sua conta suspensa tenta acessar o aplicativo Caixa Tem. É necessário seguir as orientações da Caixa para ter o acesso liberado.

Em caso de bloqueio por inconsistência cadastral, será possível fazer a liberação por meio do aplicativo Caixa Tem a partir de amanhã (23). Veja como fazer:

  • Acesse o Caixa Tem e selecione o menu “Liberar Acesso”;
  • Em seguida, clique no link e mande a palavra CADASTRO;
  • Você será redirecionado para uma conversa no WhatsApp, em que deverá enviar as documentações necessárias.

O presidente da Caixa informou que o único aplicativo autorizado para efetuar esse procedimento é o Caixa Tem. É muito importante se atar a isso, principalmente para mitigar qualquer tipo de ação maliciosa.

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