Caixa Tem: contas foram suspensas por suspeita de fraude, diz presidente do banco

A Caixa Econômica confirmou nesta terça-feira (21) que milhares de contas poupanças digitais foram bloqueadas por suspeita de fraude. O aplicativo Caixa Tem é usado para movimentar o auxílio de R$ 600 bem como o FGTS emergencial.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, quem foi prejudicado terá de comparecer a uma agência do banco e apresentar documentos de identificação que comprovem a titularidade da conta poupança digital. Ainda segundo Guimarães, o desbloqueio deve acontecer em poucos minutos.

Ação de hackers

Em entrevista ao InfoMoney, Pedro Guimarães disse que golpistas fraudaram os aplicativos da Caixa para receber o auxílio emergencial indevidamente. As fraudes envolviam se passar por beneficiários do programa para ter acesso ao dinheiro.

“Centenas de milhares de contas foram suspensas. Nós temos as provas, a grande maioria foi usada por hackers. Mas algumas pessoas são honestas e foram penalizadas porque nós, para salvar e defender o dinheiro público, fizemos uma medida um pouco mais forte”, disse Guimarães.

O presidente da Caixa disse ainda que a brecha que originou o problema foi a possibilidade de criar diversas contas diferentes em um único aplicativo. “Muitas pessoas não tinham celular, então permitimos que um celular abrisse mais de uma conta. Aí é o cerne da fraude.”

A Polícia Federal está a cargo das investigações acerca das fraudes no auxílio emergencial de R$ 600.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.