Aposentados e pensionistas do INSS deverão receber 14º salário em 2020

O Ministério da Economia deve receber ainda esta semana a Indicação da Câmara (INC) 704/2020, que prevê o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Na quinta-feira da semana passada (09), a indicação já havia sido protocolada na Câmara dos Deputados.

14º salário para aposentados e pensionistas do INSS

O documento INC 704/2020 tem como objetivo solicitar ao Ministério da Economia que o governo libere o repasse do 14º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, em dezembro deste ano. O pagamento adicional seria mais uma das medidas de enfrentamento da atual crise econômica.

Para dar conta do décimo quarto salário, caso seja aprovado, o INSS terá de desembolsar cerca de R$ 47,5 bilhões, o que beneficiaria mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil.

BOLSONARO X LULA: Votos brancos/nulos vão para quem? Eleição 2022

O dinheiro adicional também beneficiará os brasileiros que recebem auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.

Aposentados chefes de família são maioria, diz pesquisa

De acordo com o deputado Jesus Sérgio (PDT), o responsável por apresentar a Indicação da Câmara que prevê o dinheiro adicional para aposentados e pensionistas em dezembro deste ano, esta é uma “grande oportunidade de implementar uma política social de grande relevância e que terá também um efeito positivo e imediato nos esforços que o governo está fazendo para a retomada do crescimento econômico pós-pandemia.”

Um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), constatou que 43% dos brasileiros acima dos 60 anos são chefes de família. Contando com homens, esse percentual salta para 53%.

Portanto, se for aprovado pelo governo, o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS será muito bem-vindo tanto para esta parcela da população quanto para a economia do país, e servirá como um motor de recuperação para a economia brasileira durante os primeiros meses pós-pandemia.

 

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais